Hospital

O menino Antoninho

O menino Antoninho da Rocha Marmo nasceu em São Paulo em 19 de outubro de 1918 e veio se tratar da tuberculose em São José dos Campos, que era um centro de atendimento aos doentes na época. Preocupado com a situação das crianças pobres, idealizou a construção de um Sanatório para atender crianças de todo o País.

Antoninho não resistiu à doença e faleceu em 21 de dezembro de 1930, aos 12 anos. Sua mãe e um grupo de benfeitores iniciaram então as obras do Sanatório confiando sua administração à Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, que realizava um trabalho de assistência aos doentes de tuberculose da cidade.

Inaugurado em 13 de dezembro de 1952, o Sanatório Antoninho da Rocha Marmo atendeu crianças tuberculosas até a década de 80 quando o tratamento e controle da doença tornaram-se ambulatoriais.

O processo de beatificação e canonização de Antoninho da Rocha Marmo foi acolhido pela Igreja Católica em 2007 e encontra-se atualmente em Roma, na Congregação para as Causas dos Santos.

No jardim do Hospital é possível visitar o Memorial dedicado a Antoninho da Rocha Marmo que abriga objetos que pertenceram ao menino como o altar usado por ele para celebrar missas e sua roupa de batismo.

Abrir conversa
Posso ajudar?
Olá!
Como podemos ajudar?